6 dicas para evitar dores nas costas na gravidez

6 dicas para evitar dores nas costas na gravidez

Raras são as gestantes que não apresentam dores e desconfortos nas costas, principalmente na região lombar. Em geral, as dores lombares na gestação são causadas porque o hormônio relaxina  é liberado, oferecendo uma maior mobilidade às articulações, tornado-as frouxas, preparando o corpo da mulher para o parto normal facilitando a passagem para o bebê. Associado a ação hormonal, com o avanço da gestação o abdômen cresce, mudando o eixo postural. Os ombros tendem a inclinar pra trás compensando a projeção do abdômen para frente. Essa acomodação do eixo do equilíbrio, leva ao aumento da lordose lombar.
Não é só a dor que deve ser levada em consideração, mas esse aumento da lordose lombar pode levar a um desgaste das articulações intervertebrais, podendo se agravar no pós-parto.
Exercícios de alongamento, fortalecimento, orientações posturais e ergonômicas, massagens são importantes na gravidez para prevenir dores e manter a coluna saudável durante a gestação e no pós-parto. Converse com o seu obstetra sobre atividades supervisionadas por fisioterapeutas para ajudar a minimizar esse desconforto. Tenha certeza que prevenir também resultará em reflexos positivos no cuidado com o bebê.
Algumas dicas são muito importantes e desde já podem ser incluídas no dia-a-dia, tais como:

  1. Não permaneça numa mesma posição por períodos prolongados, tente alternar as posições a cada meia hora, principalmente no trabalho. Quando sentada,  permaneça em uma posição ereta e mantenha os seus pés levemente elevados com a ajuda de algum suporte não muito alto, uma lista telefônica, por exemplo. Quando permanecer em pé, coloque à frente do corpo uma lista telefônica e posicione um dos pés, apoiando. Alterne os pés a cada 10 minutos pelo menos;
  2. Ao deitar-se, procure dormir deitada de lado para o lado esquerdo, com o apoio de um travesseiro na cabeça e outro travesseiro entre as pernas. Evite colchões muito moles;
  3. Procure evitar pegar objetos pesados e ao abaixar mantenha a coluna ereta e dobre os joelhos para alcançar o objeto;
  4. Controle a alimentação visando não aumentar muito de peso;
  5. Evite usar saltos;
  6. No final do dia se dê um presente, procure uma posição confortável, coloque uma música suave e relaxe o corpo o mente.

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta

Deixe uma resposta