Cadeira para Autos

A cadeirinha recomendada para cada idade

Saiba como proteger o seu filho se houver um acidente de trânsito

Luciana Mendina

Em pouco mais de uma década, o acidente de trânsito será uma das três causas principais de
todas as mortes no planeta. A cada ano, mais de duas mil crianças com até 14 anos morrem
em acidentes de trânsito no Brasil. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) e alertam para uma realidade: ou os pais não exigem que seus filhos usem cadeirinha ou cinto de segurança ou não sabem como usá-los corretamente.

De acordo com o Ministério da Saúde, nove em cada dez mortes poderia ter sido evitadas com o uso de equipamentos de segurança adequados. Ainda segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as crianças devem ser transportadas no banco traseiro dos veículos até completarem 10 anos de idade e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente.

Para tirar as dúvidas de papais e mamães, listamos os equipamentos que devem ser usados de acordo com a faixa etária da criança ou do bebê:

Assento Infantil (conchinha, bebê-conforto, infant seat):

Deve ser usado enquanto o bebê não conseguir se sentar e manter o equilíbrio da cabeça.
Instalado com leve inclinação no sentido oposto ao da posição normal dos bancos do veículo, o bebê deve ficar de costas para o assento da frente do automóvel. O uso correto evita que a cabeça seja submetida a impactos em caso de freadas e colisões, diminuindo o risco de traumas da coluna cervical. Deve ser usado deste o nascimento até, pelo menos, o bebê completar um ano de idade. É contra-indicado colocar o bebê, no assento infantil, de frente para a via até ele atingir o peso de nove quilos.

Assento Conversível:

Maior que o assento infantil, com suporte para a cabeça mais alto, este equipamento de segurança poderá ser posicionado semi-reclinado e, assim, ser usado por crianças de peso maior, até 13 kg, que ainda não completaram um ano. Para maior proteção, a criança pode continuar sendo transportada voltada para a traseira do veículo enquanto o topo da sua cabeça não ultrapassar o limite de altura do assento infantil.

Cadeirinha de Segurança:

Cadeira de auto

Utilizada a partir de umano, momento em que a criança já possui pleno controle do pescoço e da cabeça, até a idade de quatro anos ou aproximadamente 18 kg. Deve ser instalada voltada para a frente do veículo e mantida, preferencialmente, na posição central do banco traseiro, se este local for equipado com um cinto de segurança de três pontos.

Assento de Elevação:

Indicado nas situações em que a cadeirinha se tornou pequena, mas a criança ainda não alcançou altura suficiente para utilizar o cinto de segurança do veículo. Especialmente projetado para se ajustar ao banco traseiro do automóvel, elevando a criança a uma altura que permite que o cinto de segurança fique corretamente posicionado. O cinto de segurança do automóvel ideal para este posicionamento é o de três pontos. Seu uso é aconselhado até a criança atingir 36 kg, o que
costuma ocorrer ao completar aproximadamente 10 anos de idade.