Artigos

Como cuidar dos dentes do seu bebê






É importante tratar do dentes dos pequeninos mesmo antes do nascimento dos dentes, pois a saúde dos primeiros dentinhos é fundamental para os dentes permanentes. Os dentes começam a nascer por volta do seis meses, mas antes disso é correto limpar a boca do bebê após cada mamada, retirando o excesso de leite. Apesar da vida curta dos dentes de leite, devem ser cuidados e mesmo sem dentinhos lembre-se, limpeza nele! Veja algumas dicas de como higienizar a boca do bebê:

  • Como escovar se o bebê não tem dentes?

Com o bebê no seu colo, na posição do banho, passe a gaze umedecida ou dedeira umedecida em água filtrada nas gengivas, língua e lábios do bebê. Acostume desde já o bebê a escovação, criando o hábito e acostumado-o a sentir a boca limpa.
Mesmo se o bebê estiver dormindo, higienize a boca evitando a cárie pós-mamada.

  • Como escovar se o bebê já tem dentes?

Normalmente, os dois dentes inferiores da frente são os primeiros a nascer, seguidos pelos dois de cima. Se o bebê já tiver mais de seis meses você poderá optar por uma dedeira ou escova infantil com cerdas extramacias, cabeça pequena e cabo longo para facilitar a escovação em todos os cantinhos e não machucar o bebê. Faça movimentos circulares nos dentes, na frente e atrás. Também escove a língua e repita a escovação após todas as refeições. Guarde a escova sempre com as cerdas limpas e secas e troque-a quando estiver com as cerdas deformadas, a cada dois ou três meses.
O fio dental também já poderá ser utilizado dependendo da distância entre os dentinhos do bebê.
Essa é uma fase que requer paciência e se os pais tiverem receio em usar a escova higienize apenas com dedeira e procure ajuda de um odontopediatra para minimizar as dúvidas.
Torne esse momento divertido, deixe a criança escovar sozinha (sob supervisão), mas complete a higienização. Escove os dentes junto com a criança, elas adoram repetir o que fazemos! O correto é supervisionar a escovação até os oito anos.

  • Qual pasta de dentes devo usar?

Nos primeiros anos de vida, o creme dental não pode conter flúor. Hoje há pastas especiais para bebês. Como o bebê não sabe cuspir nem bochechar, ela pode engolir a pasta e ingerir mais flúor do que o recomendado. O flúor em excesso causa fluorese, que afeta o esmalte dos dentes, produzindo manchas, além de ouras complicações. Consulte o odontopediatra para que ele indique a melhor pasta para cada idade do seu bebê.
Se você não encontrar pasta sem flúor, utilize a apenas escova umedecida em água filtrada, dessa forma você prevenirá a ação das bactérias causadoras da cárie.

Quando a criança aprende a cuspir, entre dois e três anos, o creme dental com baixa quantidade de flúor já pode ser usado. Sua quantidade na escova equivale a um grão de ervilha e estimule a cuspir a pasta, mesmo sendo gostosa não é um alimento.

  • O que é cárie de mamadeira?

Por volta de 60% das crianças de até três anos de idade, possuem a cárie de mamadeira, provocada pela alimentação noturna da criança (seja o leite materno ou não) seguida do sono e sem a higienização. Outra forma de ocorrer esse tipo cárie é o uso de açúcares na alimentação da criança.
A saliva possui ação protetora dos dentes ajudando a manter a boca limpa, porém durante o sono, a quantidade de saliva diminui, favorecendo o surgimento de cáries. A cárie de mamadeira provoca dor, mau hálito, deficiência na mastigação e fala, além de danos estéticos.
Se os pais observarem manchas brancas e opacas nos dentinhos da criança, leve-a ao odontopediatra, pois já pode ser o início da instalação de uma cárie.
Por ser infecciosa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar a criança.

  • Quando visitar o odontopediatra?

A partir dos seis meses da vida o bebê já pode ser levado ao odontopediatra. Assim os pais receberão as instruções e a visita pode ser repetida a cada seis meses, a fim de prevenir cáries, garantindo saúde ao bebê.

Visitando constantemente o odontopediatra a criança vai se acostumando com o ambiente, com o profissional e seus procedimentos.


 

Denise Gurgel Barboza
Fisioterapeuta
CREFITO 34310-F

Curso Shantala E-mail: contato@cursoshantala.com.br
www.cursoshantala.com.br



Artigos Relacionados
  • Shantala, o Toque que Traz Vida
  • Cólicas em bebês
  • A alimentação das crianças
  • O que fazer quando o sono do bebê não vêm?
  • Necessidades básicas de nutrição das crianças


  •  
    © 2012 Nômade Informática - Todos os direitos reservados. Design: Criativo Estúdio